A cirurgia laparoscópica assistida por robô foi desenvolvida com o intuito de superar as limitações da via laparoscópica, associando as vantagens da via minimamente invasiva com melhor visualização do campo cirúrgico, melhorias mecânicas e ergonômicas para o cirurgião. Com isso, é possível realizar por robô procedimentos que seriam realizados por laparotomia, possibilitando menos dor pós-operatória, incisões menores, menor tempo de internação e melhor recuperação em geral .
No entanto, o custo é maior e o tempo operatório (incluindo o tempo para configuração e desmontagem do robô) é normalmente mais longo.
Vantagens da cirurgia robótica :
- Visualização superior – A laparoscopia convencional fornece imagens bidimensionais (2D) do campo operatório. Um sistema robótico oferece uma visão 3D.
- Melhorias mecânicas – Semelhante ao braço e à mão humanos, os instrumentos robóticos têm sete graus de liberdade, que permitem o movimento do pulso e que facilita a sutura.
- Instrumentos laparoscópicos rígidos convencionais têm apenas quatro graus de liberdade.
- Estabilização de instrumentos dentro do campo cirúrgico – Na laparoscopia convencional, pequenos movimentos do cirurgião são amplificados (incluindo erros ou tremores nas mãos). A cirurgia assistida por robô minimiza o tremor do cirurgião.
- Ergonomia aprimorada para o cirurgião operacional
Ter o cirurgião sentado durante o uso de sistemas robóticos oferece benefícios ergonômicos significativos, principalmente quando comparado com a laparoscopia convencional e a cirurgia abdominal aberta .
Limitações da cirurgia robótica — As limitações da tecnologia robótica incluem:
- Treinamento cirúrgico adicional.
- Aumento de custos e tempo de sala cirúrgica.
- Volume dos dispositivos.
- Falta de feedback tátil.
- Risco de falha mecânica.
Os sistemas cirúrgicos robóticos são projetados com recursos destinados a minimizar os efeitos potenciais de falhas mecânicas nos pacientes .
AAGL position statement: Robotic-assisted Laparoscopic Surgery in benign gynecology. Journal of Minimally Invasive Gynecology. 2013;20(1):2–9.
Robot-assisted surgery for noncancerous gynecologic conditions. Obstetrics & Gynecology. 2020;136(3).
Lawrie TA, Liu H, Lu DH, Dowswell T, Song H, Wang L, et al. Robot-assisted surgery in gynaecology. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2019;2019(11).